Sociedade civil pede discussão sobre transgênicos com Lula

Notícia - 2 - set - 2003
Presidente se reúne hoje com Ministérios para discutir assunto

O Greenpeace e as demais entidades da Campanha Nacional Por um Brasil Livre de Transgênicos publicaram hoje na imprensa uma carta aberta direcionada ao presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, pedindo ampla discussão com a sociedade civil sobre o projeto de lei que o Executivo deverá enviar ao Congresso Nacional tratando do tema.

A carta foi publicada no dia em que o presidente tem uma reunião interministerial para decidir a posição oficial do governo sobre o assunto.

"Até o momento não houve uma discussão ampla com a sociedade civil. A introdução dos transgênicos deve ser analisada com cautela, pois impactos ambientais, perdas no mercado internacional de grãos e dependência do agricultor são alguns dos riscos que devem ser avaliados", disse Mariana Paoli, coordenadora da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeave. "Dada a multidisciplinariedade do tema, ele não pode ser discutido com pressa. O projeto de lei não deve, portanto, ser enviado como urgente ao Congresso Nacional, pois a sociedade civil ainda não foi devidamente ouvida".