Será que o Paraguai está se juntando à Nova Zelândia para destruir o Acordo de Curitiba sobre Biossegurança?

Notícia - 15 - mar - 2006

A coalizão global de ONGs está profundamente preocupada sobre o fato do Paraguai ser agora um dos principais obstáculos para a conclusão satisfatória das negociações realizadas na reunião do Protocolo de Biossegurança. Ontem houve uma mudança surpreendente da delegação do Paraguai, que adotou a posição "pode conter" sobre o tema de identificação e documentação de carregamentos internacionais de mercadorias destinadas para alimentação e processamentos.

A posição do Paraguai parece uma cópia identica à posição Argentina, que por sua vez é semelhante à posição da indústria e da posição dos Estados Unidos. Nós perguntamos: quais são os interesses que o Paraguai está tentando proteger?

Nós exigimos que a delegação paraguaia leia o exaustivo relatório sobre os impactos negativos dos transgênicos no Paraguai que foi apresentado ontem.

Este relatório documenta as violações dos direitos humanos e dos impactos na saúde relacionados a introdução da soja transgênica. Em 2003 o Ministério da Saúde do Paraguai relatou 423 mortes como resulatdo da exposição à agroquimicos associados ao cultivo da soja transgênica.

Exigimos que a comunidade internacional rechace a posição do Paraguai sobre o "pode conter" e que ao invés disso, proteja a saúde e o bem-estar da sua população e do meio ambiente.

Nota:

(1) Paraguay Sojero: a expansão da soja e seu violento ataque as comunidades locais e indigenas do Paraguai (2000-2006). Grupo de Reflexion Rural, www.grr.org.ar

Organizações que referendam este documento:

Among the organizations endorsing this statement are:

ASPTA (Brasil)

Association for Organic Agriculture (Brasil)

Consumers International

Coordinadora Nacional de Mujeres Rurales e indigena (Paraguay)

Ecoropa

Friends of the Earth International

Fundacion Sociedades Sustentables (Chile)

Global Justice Ecology Project

Greenpeace

Grupo de Madres Ituzaingo (Argentina)

Movimiento Agrario y Popular (Paraguay)

RAPA Re de Accion en Agrotoxicos de America Latina

Social Equity in Environmental Decisions

Terra de Direitos (Brasil)

Third World Network

Washington Biotechnology Action Council