Estudo mostra que soja transgênica usa mais agrotóxicos

Notícia - 3 - mai - 2001

Um novo estudo independente, publicado pelo Centro de Política Ambiental e Científica do Noroeste Americano (1), acusa a Monsanto de manipular pesquisas comparativas sobre o uso de herbicidas em plantações de soja transgênica Roundup Ready e na variedade convencional. De acordo com o autor do relatório, Dr. Charles Benbrook, os dados apresentados pela Monsanto "estão entre o enganoso e o desonesto".

O estudo também aponta para o perigo de que várias ervas daninhas estão se tornando mais resistentes ao herbicida Roundup Ready. Como consequência, os agricultores precisam utilizar mais agrotóxicos para obter o mesmo resultado. O Dr. Benbrook estima que, na próxima safra, será necessário pelo menos 9,08 toneladas (2) a mais de agrotóxicos.

O relatório também cita informações não divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que provam que o uso de herbicidas na soja transgênica Roudup Ready, da Monsanto, é em média 11, 4% maior do que na soja convencional, podendo chegar até 30% (3).

"O relatório divulgado ontem confirma que os cultivos transgênicos necessitam de mais aditivos químicos, que ameaçam o meio ambiente", afirma Mariana Paoli, coordenadora da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace. "O Brasil só tem a ganhar se mantendo livre de transgênicos, que prejudicam a natureza e contaminam variedades convencionais, diminuindo a liberdade de escolha de agricultores e consumidores".

Os agricultores norte-americanos estão voltando atrás e plantando mais soja convencional. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a área de soja e milho transgênicos nos EUA diminuiu pelo menos 5% nesta safra.

(1) Relatório"Troubled Times Amid Commercial Sucess for Roundup Ready Soybeans", do Dr. Charles Benbrook, do Instituto de Pesquisa Northwest Science and Environmental Policy Center, está disponível na internet:

www.biotech-info.net/troubledtimes.html

(2) 1pound = 454 gramas

20 milhões de pounds = 9,08 toneladas

(3) Em 1998, uma média de 1,22 pounds a mais de herbicida foi usada por acre com cultivos transgênicos nos 16 estados norte-americanos que plantam transgênicos. No mesmo período, apenas 1,08 ponds de herbicida foi usado na soja convencional, o que representa 11,4% a menos de aditivo químico na soja convencional. Em seis estados, incluindo Iowa (responsável por um sexto da produção de soja do país), o total de herbicida usado na soja transgênica Roundup Ready foi pelo menos 30% superior à média usada pelas variedades convencionais.