Batavo adota controle de transgênicos

Notícia - 10 - jun - 2003
O anúncio foi feito hoje pelo Greenpeace durante o lançamento em Santos da lista atualizada de produtos com ou sem transgênicos

A Batavo é a mais nova integrante da lista verde do Guia do Consumidor do Greenpeace. A empresa comprometeu-se com a não utilização de matéria prima e derivados de transgênicos. No ano passado, a Perdigão, proprietária da marca, já havia oferecido esta garantia aos produtos de sua marca própria e agora, por meio de uma carta ao Greenpeace, estendeu este compromisso aos produtos da Batavo.

"O comprometimento de mais esta grande empresa comprova que é possível às indústrias de alimentos garantir no Brasil produtos livres de transgênicos. A indústria que não adota o controle está desrespeitando a vontade do consumidor que prefere alimentos livres de transgênicos", declarou Tatiana de Carvalho, da Campanha de Engenharia Genética do Greenpeace Brasil. (1)

Na Praça Mauá, localizada no centro de Santos, no Estado de São Paulo, foram expostos alguns exemplos dos 640 produtos incluídos no Guia. Ativistas da organização distribuíram cópias do Guia e esclareceram dúvidas do público.

"Este guia é a única referência no Brasil para as pessoas que desejam evitar o consumo de transgênicos. Apesar de já estar em vigor um decreto que obriga a rotulagem de alimentos contendo transgênicos, devido a ausência de fiscalização, as indústrias não estão cumprindo com a sua obrigação", informou Tatiana.

O Guia do Consumidor é composto por duas colunas: na coluna verde estãoos produtos de empresas que garantiram ao Greenpeace não utilizar transgênicos, e na coluna vermelha estão os produtos de empresas que não oferecem esta garantia. Um ano depois do lançamento da primeira edição, o Guia traz mais 10 empresas na lista verde.

Todos os produtos listados contêm algum derivado de soja ou milho. Até hoje, os dois únicos transgênicos já encontrados em alimentos industrializados à venda no mercado brasileiro foram variações desses dois produtos.

Consulte o Guia o Consumidor na íntegra, faça o download e divulgue para seus amigos.

(1) Segundo uma pesquisa de opinião realizada pelo IBOPE em dezembro de 2002, 71% dos brasileiros preferem alimentos não transgênicos. Confira a íntegra da pesquisa.