A Semana é do Consumidor – e ele exige respeito!

Notícia - 9 - mar - 2008

O Guia do Consumidor do Greenpeace lista as empresas e marcas livres de transgênicos e aquelas que podem trazer em sua composição organismos geneticamente modificados.

O protesto realizado nesta segunda-feira por ativistas do Greenpeace na sede da Vigor, em São Paulo, marcou o início da Semana do Consumidor, durante a qual a população brasileira será alertada sobre os riscos que os produtos transgênicos representam ao meio ambiente. Além disso, o grupo exporá ao público a postura das principais empresas de alimentos do país quanto à informação que disponibilizam à população sobre utilização de transgênicos na fabricação de seus produtos.

Voluntários do Greenpeace promoverão durante a semana uma série de atividades em 10 cidades do país (oito capitais) para alertar a população sobre a falta de respeito com que empresas de alimentos, estabelecimentos comerciais e o governo tratam os consumidores brasileiros. Apesar de o Brasil ter em vigor, desde 2004, uma lei que exige a rotulagem de produtos fabricados com matéria-prima transgênica, até hoje só duas empresas se adequaram à exigência - apenas para algumas marcas de óleo de soja - e ainda assim após terem sido obrigadas por determinação judicial.

Confira aqui a programação completa das atividades.

Visite também a nova seção Consumidores em nossa página na internet, que traz boas dicas de como evitar o consumo de transgênicos. Lá você encontrará receitas de pratos feitos com produtos convencionais e/ou orgânicos, entrevistas com chefs de cozinha que trabalham com produtos orgânicos, além do Guia do Consumidor, com a lista de produtos que podem conter transgênicos em sua composição.

Não faça suas compras sem antes consultar o Guia! O meio ambiente agradece!

Leia também:

Arcor diz não aos transgênicos e entra para a lista verde do Guia do Consumidor.