Carta protocolada na Palácio do Planalto em Brasília

 
Hoje pela manhã o Greenpeace Brasil e o candidato a presidente da república Eduardo Jorge do PV protocolaram pedidos de audiência na Embaixada Alemã e no Palácio do Planalto.

A audiência solicitada pelo Greenpeace, PV e Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares visa discutir o acordo nuclear Brasil-Alemanha e debater a substituição da cooperação em energia nuclear por energia renovável solar, fonte limpa e abundante em nosso país.

O acordo de cooperação foi assinado em 1975 e previa a construção de usinas nucleares, entre as quais os reatores de Angra 1, 2 e 3. Mas o desastre nuclear de Fukushima, congelou o crescimento da indústria nuclear em todo o mundo e abriu espaço para a expansão de energias renováveis, principalmente na Alemanha.

Tanto o candidato a presidência Eduardo Jorge quanto Marina Silva já se comprometeram com a demanda elaborada pelo Greenpeace de instalar 1 milhão de sistemas fotovoltaicos em moradias de baixa renda se eleitos.

A geração de energia a partir de combustível nuclear representa um grande perigo para as pessoas e o ambiente. Ela demanda maior investimento público e gera mais poluentes quando comparada às energias renováveis.

Queremos saber quando Dilma Rousseff, Marina Silva, Aécio Neves, Luciana Genro irão se posicionar contra a energia nuclear. Questione seu candidato.