Duas escolas, dois telhados. 1800 estudantes e mais de 2 mil pessoas tornando sonhos em realidade.

O crowdfunding do Greenpeace para instalar painéis solares em duas escolas públicas chega ao fim hoje. Foram quase dois meses arrecadando doações para poder espalhar a energia solar no Brasil e mostrar seus benefícios na prática. Este financiamento coletivo que alcançou cerca de 80% de sua meta, chega ao fim em grande estilo e já apresenta seus frutos: 48 painéis solares instalados na Escola Municipal Milton Porto, em Uberlândia, estão conectados à rede elétrica e abastecendo as salas de aula com energia limpa e renovável.

 

A instalação dos painéis contou com a ajuda de 17 jovens que, além de subir no telhado e suar a camisa embaixo do Sol, elaboraram e realizaram gincanas e oficinas com os estudantes uberlandenses. O conhecimento sobre energia solar e suas vantagens foi multiplicado com 400 alunos e pais dos estudantes, todos surpresos com o que o poder do Sol poder fazer pelas pessoas.

Tudo isso só foi possível porque pessoas acreditaram no projeto, doaram, participaram e se envolveram. E, veja bem, há muitos detalhes dentro dessa pequena palavra ‘tudo’: trata-se de geração de energia limpa e renovável, benefícios econômicos para as escolas em suas contas de luz, mais atividades culturais para os alunos com o valor economizado, transferência de conhecimento, inspiração, promoção da energia solar, capacitação de jovens e muito mais. Não há como sintetizar de forma completa um agradecimento, mas o que, com certeza, é possível afirmar é: obrigado!

Obrigado por acreditar na Educação e na energia solar, e por ter feito parte deste projeto! Cada uma das doações e dos compartilhamentos que ajudaram a divulgar o projeto foram atos que transformaram a vida de muitas pessoas. Muito obrigado por acreditar em nosso trabalho e nos apoiar!